|
|
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Inscrições:
Se tiver interesse neste curso, Clique aqui e preencha o formulário de pré-inscrição.
Apresentação:
As temáticas História, Educação e Sociedade estão presentes nos debates e nas produções historiográficas mais recentes, já que vem sendo trabalhadas por diferentes profissionais da área de ensino e pesquisas e em diferentes áreas do saber. Esses estudos pretendem contribuir para a compreensão das múltiplas relações e tensões que fazem parte da produção da narrativa histórica, possibilitando assim uma perspectiva mais ampla da realidade social. Nas sociedades em desenvolvimento, as mudanças sociais, políticas e tecnológicas exigem profissionais permanentemente atualizados e o curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em História, Educação e Sociedade busca garantir a necessária revisão e aprimoramento de conhecimentos teóricos e metodológicos do educador. Pensando em uma forma de nos inteirarmos sobre as discussões envolvendo estas temáticas é que foi novamente articulado esse curso de especialização, que apresenta e discute os fundamentos teóricos e metodológicos das análises realizadas, destacando a diversidade entre os vários discursos educacionais e históricos.
Público alvo:
Professores do ensino fundamental, médio e superior das áreas de ciências humanas e ou afins, profissionais liberais e demais interessados.
Objetivos:
O curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Historia, Educação e Sociedade irá beneficiar professores que praticam e/ou venham a praticar o ensino (fundamental e médio) de História, bem como oferecer subsídios teóricos e metodológicos para que professores de outras áreas das ciências humanas e ou afins possam tornar sua prática cotidiana em sala de aula cada vez mais crítica e afinada com as múltiplas transformações do mundo contemporâneo. O curso também tem como objetivo oferecer aos professores de ensino superior uma reflexão sobre as novas contribuições teóricas e metodológicas da atualidade que têm transformado a historiografia contemporânea e, consequentemente, colocado para o docente da área de história e áreas afins (Comunicação Social, Direito, Geografia, Letras, Pedagogia, etc.) a necessidade de revisar aspectos de sua prática docente, e ainda preparar graduados em outras áreas das ciências humanas e aos demais interessados, oferecendo subsídios com base nos conhecimentos históricos (teórico e metodológico), para que possam utilizar de maneira eficaz e adequada o recurso da critica histórica em múltiplas situações, especialmente na construção de projetos de pesquisa para encaminhamentos a cursos de pós-graduação nível mestrado e doutorado.
Duração: 18 meses.
Carga Horária Total: 360 horas
Periodicidade: Aulas quinzenais aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h
Corpo docente: Doutores e Mestres de diferentes universidades do país.
Componentes Curriculares:
Tendências da Historiografia Contemporânea.
Métodos e Técnicas da Pesquisa em História Social
História e Cidade Didática do Ensino Superior I
História e Cultura
Seminário de Pesquisa
História e Imagem Didática do Ensino Superior II
Monografia Estudos Orientados I
Estudos Orientados II
Mais informações:
[email protected]
(35)3449-9269 / (35)3449-9232
|
|
|