UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ   UnivasFM Face YouTube
   
 
Pós-Graduação a Distância em Língua Brasileira de Sinais

Inscrições:
Se tiver interesse neste curso, Clique aqui e preencha o formulário de pré-inscrição.

Apresentação:
A Educação a Distância - EAD já é uma realidade no Brasil. Dados do MEC revelam a crescente procura por esta modalidade. Diante do atual cenário de transformações no mundo do trabalho e às diferentes práticas no campo educacional, a UNIVÁS está aderindo a esta modalidade de ensino a fim de possibilitar acesso àqueles que, por algum motivo, não podem frequentar os cursos presenciais.

Considerando a importância da formação de profissionais voltados aos processos sociais, e à importância do funcionamento da linguagem na sociedade, a UNIVÁS apresenta e oferta um curso que possibilita a formação de especialista em Língua Brasileira de Sinais. A necessidade de profissionais com formação de qualidade na área da educação e da linguagem com forte compromisso social é uma demanda da sociedade. Com a oferta deste curso, a UNIVÁS direciona sua atenção para a formação de profissionais que sejam fortemente qualificados para a atuação em diferentes frentes para o acompanhamento do sujeito Surdo.

A promulgação da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, em seu art. 18, estabelece que “o Poder Público implementará a formação de profissionais intérpretes [...] linguagem de sinais e de guias-intérpretes, para facilitar qualquer tipo de comunicação direta à pessoa portadora de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação” (BRASIL, 2000), e a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como “meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados” (BRASIL, 2002). Regulamentadas pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a Libras passa a ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério nos cursos regulares nos diferentes níveis de formação. O mesmo Decreto institui a necessidade da formação de professores e instrutores de Libras para o ensino e a instrução de Libras, respectivamente, assim como, afirma que instituições de ensino que ofertam cursos de “Educação Especial, Pedagogia e Letras devem viabilizar cursos de pós-graduação para a formação de professores para o ensino de Libras e sua interpretação” (art. 12). Este Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais, além de responder à demanda da legislação vigente, vai ao encontro da necessidade da formação de profissionais empenhados tanto no acompanhamento do percurso educacional de Pessoas Surdas, quanto na instrução da Língua Brasileira de Sinais ao Surdo e a outras pessoas que se interessem pelo aprendizado da língua e pela compreensão da linguagem, e para a conversação com o sujeito Surdo nos diferentes meios sociais.

A estrutura do curso foi elaborada considerando-se as amplitudes históricas e culturais e as especificidades linguísticas que devem ser pensadas em relação aos processos de inclusão e diversidade humana e sociais.

Público alvo:
O curso é dirigido à especialização de profissionais da área da educação, portadores de diploma de graduação, que desejam aprofundar conhecimentos nas áreas da educação e linguagem.

Duração: 12 a 18 meses


Matriz Curricular:

Componentes Curriculares Carga horária
Introdução a Modalidade EAD 20
Metodologia da Pesquisa 20
Ciência e Escrita I 20
Ciência e Escrita II 20
Seminário de Pesquisa 20
Trabalho de Conclusão de Curso 20
Políticas Públicas na Perspectiva da Educação Inclusiva 30
Fundamentos da Educação de Surdos 30
Educação, Conhecimento e Tecnologia 20
Didática e Educação dos Surdos 40
Língua, Linguagem e Surdez 30
Libras I 30
Libras II 30
Libras III 30
Libras IV - Linguagem, Interpretação e Tradução 40
Total 400



Mais informações:
[email protected]
(35)3449-9269 / (35)3449-9232


 
Copyright © 2024 UNIVÁS - Todos os direitos reservados