LINHAS DE ATUAÇÃO

Área de concentração:
Multi e interdisciplinaridade em lesões teciduais

As lesões teciduais, com sua grande diversidade de etiopatogenias, possuem abrangência na atenção primária, secundária e terciária da saúde. Assim, constituem um problema de saúde pública e requerem envolvimento e atenção das políticas públicas de saúde do país. Seu manejo agrega profissionais de várias especialidades, além de gestores de saúde da rede pública e privada, de fabricantes e revendedores de produtos voltados para a prevenção, cicatrização e regeneração tecidual. Esta área de concentração visa ao desenvolvimento científico e tecnológico na área de lesões teciduais.


Linhas de atuação científico-tecnológicas:
Gestão e qualidade em lesões teciduais

Medidas tradicionais de morbidade e mortalidade são consideradas insuficientes para medir os benefícios das intervenções em saúde. É importante que o profissional de saúde seja capaz de medir a percepção de saúde do paciente, para avaliar o benefício de suas intervenções e objetivar os serviços. A sociedade exige cada vez mais a qualidade dos serviços a ela prestados. Essa exigência é fundamental na gestão do sistema de saúde e tema de programas governamentais, induzindo a criação e o aperfeiçoamento de mecanismos de avaliação e controle da qualidade assistencial.

A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde é reconhecida como importante medida de resultados, sendo utilizada como indicador de efetividade em estudos de custo-efetividade. A medição da qualidade não é apenas uma questão técnica, ela tem implicações para a alocação de recursos em saúde, para a organização dos serviços e para o direcionamento profissional. Assim, a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde passou a ser o foco não apenas dos cuidadores em saúde, dos conselhos de administração, dos administradores hospitalares, e dos diretores financeiros, mas também das empresas de seguro de saúde, entidades patronais e dos pacientes.

São objetivos desta linha de pesquisa avaliar resultados de procedimentos profiláticos e terapêuticos em lesões teciduais, com a utilização de instrumentos validados para avaliação de qualidade de vida de pacientes e cuidadores, visando à promoção da qualidade dos serviços prestados, e também avaliar, por meio de instrumentos específicos, a qualidade de serviços prestados a pacientes portadores de feridas nos diversos níveis de atenção à saúde (primário, secundário, terciário), visando ao desenvolvimento de políticas que permitam a incorporação da qualidade nos produtos e serviços na área de feridas.


Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais

As lesões teciduais caracterizam-se pela perda de continuidade tecidual, com grande diversidade de etiopatogenias, que incluem procedimentos cirúrgicos, trauma, queimaduras, pressão, insuficiências vasculares arteriais e venosas, diabetes melito, entre outras. Assim, o tema “lesões teciduais” apresenta grande impacto social, uma vez que interessa a grande parte da população, constituindo um desafio aos profissionais de saúde das mais diversas áreas.

Evidências da efetividade de práticas habituais em saúde são progressivamente exigidas, criando demanda por estudos capazes de fornecer evidências científicas confiáveis para responder a questões clínicas de interesse. Paralelamente, o desenvolvimento tecnológico permite avanços na área de prevenção de lesões teciduais e inovações na terapia de regeneração tecidual e cicatrização trazem novas possibilidades para a resolutividade de feridas. Esta linha de pesquisa tem por objetivo salientar a importância da atuação multidisciplinar no processo de reparação tissular e cicatrização da ferida, através da padronização e avaliação da efetividade de novos procedimentos e produtos para prevenção e tratamento de feridas.


Fitoterapia e Plantas medicinais em lesões teciduais

O desenvolvimento da produção de medicamentos fitoterápicos permite aproveitar economicamente e de maneira sustentável a biodiversidade brasileira. Em Minas Gerais, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, existe tradição no uso de plantas medicinais no tratamento de lesões teciduais. O mercado consumidor de medicamentos feitos a partir de plantas tem crescido progressivamente, levando a uma busca crescente da indústria farmacêutica por compostos naturais e à validação científica de inúmeras plantas de uso popular.

Esta linha de pesquisa visa ao desenvolvimento de produtos fitoterápicos voltados ao tratamento de lesões teciduais, abrangendo o desenvolvimento de matérias-primas fitoterápicas de alta qualidade, o desenvolvimento e produção de medicamentos fitoterápicos, testes pré-clínicos e clínicos destes produtos e avaliações de seu custoefetividade.









 
Copyright © 2024 UNIVÁS - Todos os direitos reservados