INSERÇÃO REGIONAL

Pouso Alegre está situada na região sul do Estado de Minas Gerais, no vale do rio Sapucaí, às margens da rodovia Fernão Dias (BR-381), uma área estratégica de acesso aos três maiores pólos de produção e consumo do país; localiza-se a 200 km da cidade de São Paulo, 385 km de Belo Horizonte e 390 km da cidade do Rio de Janeiro.

Essa localização privilegiada propiciou um grande desenvolvimento, permitindo a interiorização de projetos industriais de maior porte, apoiada por uma política de desenvolvimento industrial do governo do Estado de Minas Gerais, focada na criação e na consolidação de distritos industriais, a versão clássica dos aglomerados industriais multissetorizados. Pouso Alegre é um expressivo pólo industrial, com destaque para a indústria alimentícia (além de fábricas de grandes empresas multinacionais, abriga de um grande número de empresas menores voltadas à produção e beneficiamento de morango e batata, matérias-primas que a região é grande produtora). A UNIVÁS interage com esse setor mantendo, desde 2007, um convênio de cooperação técnica e material com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), que possibilitou a criação do Núcleo Tecnológico Batata e Morango em Pouso Alegre, com a participação de pesquisadores da EPAMIG e da UNIVÁS. Pouso Alegre constitui também um dos maiores pólos da indústria farmacêutica no Brasil, sediando os parques industriais de grandes empresas farmacêuticas, como Cimed, Biolab e União Química.

A UNIVÁS assumiu importante compromisso social na região, com destaque para a área de Saúde. Ao longo de mais de quatro decênios de existência, formou mais de 10.000 profissionais atuantes no mercado de trabalho. A instituição atua na área da saúde por meio do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), referência secundária e terciária para 53 municípios do Sul de Minas, atendendo a uma população de aproximadamente um milhão e meio de habitantes.

As feridas, em sua grande diversidade de etiopatogenias, possuem abrangência na atenção primária, secundária e terciária da saúde. Assim, constituem um problema de saúde pública e requerem envolvimento e atenção das políticas públicas de saúde do país. O mestrado profissional, com a área de concentração multi e interdisciplinaridade em feridas, permite a formação de profissionais com consciência crítica voltada à inovação e tecnologia, para atuarem não só na rede de atenção à saúde, mas também na gestão de saúde do município e região e no aperfeiçoamento das tecnologias em empresas privadas.

O mestrado profissional é favorecido pela proximidade com o Instituto Nacional de Telecomunicações, INATEL, situado em Santa Rita do Sapucaí, a cerca de 20 km de Pouso Alegre, com quem a UNIVÁS mantém, há quatro anos, convênio de cooperação técnico-científica. O INATEL oferece cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Engenharia Biomédica. A associação da experiência técnica dos engenheiros biomédicos à tradição de prestação de serviços na área de saúde da UNIVÁS, torna propícia a formação de um Arranjo Produtivo Local nessa área, favorecendo o desenvolvimento de tecnologias para a prevenção e tratamento de feridas.

O mestrado profissional também permite maior interação da universidade com a empresa, mediante parceria com o Instituto Cimed de Pesquisa e Desenvolvimento (ICPD). O ICPD conta com excelente infraestrutura para pesquisa pré-clínica e clínica em área farmacológica e o mestrado profissional forma profissionais qualificados para o desenvolvimento de produtos voltados à prevenção e tratamento de feridas, particularmente na área de fitoterápicos.

O desenvolvimento da linha de atuação científico-tecnológica “Fitoterapia em feridas” permite a formação de profissionais qualificados para atuar nos diferentes estádios da cadeia produtiva desses medicamentos, desde o desenvolvimento de matérias-primas de alta qualidade, com a produção de mudas certificadas, favorecida pelo convênio que a UNIVÁS mantém com a EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, desde 2009, desenvolvimento e produção dos medicamentos (mediante parceria com a CIMED), até a aplicação clínica dos produtos. Considerando a alta prevalência e o impacto social das feridas, a produção local de medicamentos à base de produtos naturais, desde que a baixo custo, poderá contribuir para uma parcela maior da população tenha acesso a medicamentos.

Além disso, esta linha de atuação permite a inclusão de alunos de ensino fundamental e médio nas atividades da universidade, por meio de projetos de extensão e de iniciação científica júnior. Docentes do Mestrado Profissional desenvolvem, com alunos de ensino médio de escolas rurais, projeto para implementação de hortas de plantas medicinais em comunidades rurais da região.







 
Copyright © 2024 UNIVÁS - Todos os direitos reservados