HISTÓRIA

A Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, entidade filantrópica presente em Pouso Alegre há mais de quatro décadas. Em 1999, a instituição obteve o credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, por meio de Decreto Estadual nº 40.627. Em 2011, a UNIVÁS foi recredenciada pelo Conselho Nacional de Educação (parecer CNE/CES nº 329/2011).

A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí foi criada em 1964, por meio da Lei Estadual nº 3.227. Em 1968, a Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho, hoje Faculdade de Ciências da Saúde (FACIMPA), foi autorizada a funcionar pelo Decreto 63.666/68 e realizou seu primeiro vestibular para o curso de Medicina em 1969. Atualmente além do curso de Medicina, a Instituição oferece, na área da saúde, os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física, que atendem, somados aos estudantes do curso de Ciências Biológicas, mais de 1.800 alunos.

No ano de 1975, a UNIVÁS recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais, em doação, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), com o objetivo de transformá-lo em hospital escola e instituir o indispensável apoio ao curso de Medicina. Atualmente o HCSL é referência secundária e terciária para 53 municípios do Sul de Minas, atendendo a uma população de aproximadamente um milhão e meio de habitantes. O Hospital disponibiliza 86% de seus leitos à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizando-se como Hospital-Âncora do SUS para o município de Pouso Alegre e região. Especificamente na área de feridas, o HCSL mantém um ambulatório que oferece atendimento diário a cerca de 40 pacientes de mais de dez municípios da região, perfazendo cerca de 200 atendimentos/semana e 800 atendimentos/mês. Nesse ambulatório, atuam funcionários do próprio hospital e funcionários públicos municipais, além de docentes da UNIVÁS. Constitui um núcleo de assistência, ensino e pesquisa, recebendo alunos de graduação de diferentes cursos, como Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.

O Mestrado Profissional em Ciências aplicadas à Saúde da UNIVÁS foi recomendado pela Capes com nota 4, em 2012 (Ofício nº 220-24/2012/CTC/CAAI/CGAA/DAV/CAPES), e iniciou suas atividades em março de 2013.

Sua área de concentração, multi e interdisciplinaridade em lesões teciduais, contribui para a formação de profissionais qualificados para o desenvolvimento de novos produtos e técnicas na área de lesões teciduais, em prol dos pacientes, além da transmissão desses novos conhecimentos a grande número de alunos de graduação, de diferentes áreas da saúde.