INFORMÁTICA APLICADA À PESQUISA
Ementa:
O objetivo desta disciplina é apresentar, de forma teórica e prática, os recursos de informática disponíveis para realização das várias fases da pesquisa. Temas como revisão bibliográfica, bases de dados, portal da Capes, Pubmed, Medline, Scielo e Lilacs, construção de pesquisa bibliográfica, recuperação de artigos científicos, manipulação e análise dos dados, importação para planilhas eletrônicas, construção de gráficos, elaboração do texto científico, formatação, inserção de ilustrações, gráficos, quadros e referências bibliográficas, confecção de apresentações e preparação do material didático. Esta disciplina teórico-prática tem por objetivo tornar o aluno apto a identificar o conteúdo intelectual de um documento, assim como traduzir o assunto para uma linguagem específica, utilizando um vocabulário controlado (descritores ou palavras-chaves). A disciplina também ensina como abordar a informação científica, compreendendo o conhecimento necessário para identificar e selecionar as informações relevantes para responder aos objetivos da pesquisa. As aulas são interativas, ministradas em laboratório de informática da Univás.
Referências:
Azevedo JLMC, Población DA, Goldenberg S. Descritores (unitermos) nos artigos científicos. Acta Cir Bras 1990; 2: 35-58
Lowe HJ, Barnett GO. Understanding and using the Medical Subject Headings (MeSH) vocabulary to perform literature searches. J Am Med Assoc. 1994;14:1103-8
Greenhalgh T. How to read a paper: the Medline database. BMJ. 1997; 315:180-3
Pellizzon RF, Población DA, Goldenberg S. Research in health field: selection of the main sources of access to scientific literature. Acta Cir Bras. 2003; 18: 493-6
Pellizzon RF. Research in the area of health: 1 - DeCS database (Health Sciences Descriptors). Acta Cir Bras. 2004; 19: 153-63
Pellizzon RF, Montero EFS, Población DA, Monteiro R, Castro RCF. Brazilian scientific journals in surgery. III: analysis of the instructions for authors based on Vancouver uniform requirements. Acta Cir Bras. 2007; 22: 503-10
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