PROPOSTA

O Mestrado Acadêmico em Educação propicia uma formação específica aos profissionais que atuam e pretendem atuar em diferentes níveis educacionais previstos no Brasil, além de preparar, desenvolver e divulgar pesquisas e práticas que propiciem o desenvolvimento científico da área. Foi recomendado pela CAPES em 02 de outubro de 2012 iniciando suas atividades no primeiro semestre de 2013. O reconhecimento se deu pelo CTC da CAPES com a Portaria nº 188, de 06 de março de 2015 (DOU45,09/03 2015). A avaliação quadrienal 2012-2016, feita pela Capes, promoveu o Mestrado em Educação para a nota 4.

O Mestrado Acadêmico em Educação conta com duas linhas de pesquisa: “Ensino, Aprendizagem e Avaliação” e “ Fundamentos da Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas” que concebem a educação articulada às práticas sociais, culturais e históricas, o que se revela fecundo para os profissionais da Educação que, conhecendo o seu funcionamento usam esse conhecimento para compreenderem os seus objetos de pesquisa. Essas duas linhas beneficiam também a relação ensino/aprendizagem, auxiliando na compreensão de outras formas de estudos educacionais com a inserção das tecnologias na contemporaneidade. Privilegia-se a investigação científica e a reflexão teórico-crítica a respeito de: práticas educativas, formação docente, processos de ensino, aprendizagem e avaliação, políticas públicas e educativas, fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos do fenômeno educativo, nas diferentes modalidades e níveis de ensino, preparando especialistas para a atuação em pesquisas e intervenções educacionais.







 
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