HISTÓRIA

A Universidade do Vale do Sapucaí – Univás é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, entidade filantrópica de Pouso Alegre há mais de quarenta anos. O credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais foi obtido por meio de Decreto Estadual nº 40.627 de 1999. O recredenciamento pelo Conselho Nacional de Educação veio com o parecer CNE/CES nº 329/2011.

Na origem de sua história destacam-se a) a Faculdade de Medicina que ofereceu no primeiro vestibular, em 1969, um curso reconhecido pelo Decreto nº 75.016 de 02 de dezembro de 1974. Em 1975 a FUVS recebeu do Governo do Estado de Minas Gerais, em doação, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio que serve como hospital-escola e subsidia o ensino médico; b) a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Eugênio Pacelli” - FAFIEP, com os cursos de licenciatura em História, Letras, Pedagogia e Ciências e, posteriormente, Matemática e Biologia, que funcionam regularmente desde 1972.

Atualmente, a Univás oferece vinte e sete cursos de graduação; vinte e dois cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; oito MBA, em diversas áreas e vem definindo o seu perfil em relação à pesquisa e à produção de conhecimento no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu, com um doutorado e quatro mestrados.

A idealização do Mestrado Acadêmico em Educação da Univás teve início em 2009 a partir da formação de um grupo de professores pesquisadores das licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática, História, Pedagogia e graduação em Psicologia, cujos professores possuíam vínculo com diferenciados núcleos e grupos de pesquisa, todos cadastrados no CNPq. Esse grupo de professores elaborou uma proposta inicial de Mestrado que, posteriormente, com uma orientação mais específica passou a denominar-se “Mestrado em Educação”.

O Mestrado Acadêmico em Educação foi recomendado pela CAPES em 02 de outubro de 2012, com a nota 3, e teve o início de suas atividades no primeiro semestre de 2013. O reconhecimento pelo CTC da CAPES ocorreu com a Portaria nº 188, de 06 de março de 2015 (DOU45,09/03 2015). A avaliação quadrienal 2012-2016, feita pela Capes, promoveu o Mestrado em Educação para a nota 4.

O Mestrado Acadêmico em Educação propicia uma formação específica aos profissionais que atuam e pretendem atuar em diferentes níveis educacionais previstos no Brasil, atende um público alvo da Univás e região, vindo de diferentes áreas do conhecimento, como, por exemplo, graduados em Letras, Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas, Sistemas de Informação, Ciências da Computação, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Direito, Filosofia, Educação Física, Enfermagem, História, Geografia, Jornalismo, e de outras áreas que tenham interesse em aprofundar seus estudos em Educação.

Quanto à evolução do Mestrado Acadêmico em Educação ao longo do quadriênio, desde sua implantação, tendo como área de concentração Educação, conta com duas linhas de pesquisa: “Ensino, Aprendizagem e Avaliação” e “ Fundamentos da Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas” conjugadas e com suas especificidades em torno da educação. Privilegia-se a investigação científica e a reflexão teórico-crítica a respeito de: práticas educativas, formação docente, processos de ensino, aprendizagem e avaliação, políticas públicas e educativas, fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos do fenômeno educativo, nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Os resultados obtidos têm sido divulgados em artigos, livros, capítulos de livros e em congressos científicos, nacionais e internacionais.

Em relação à formação continuada dos docentes, no quadriênio, adotou-se uma política da própria Univás com liberação das atividades regulares do docente, para estimulá-lo e em processo de revezamento para que a maioria possa realizar estudos de pós-doutoramento em outras instituições. Dois docentes concluíram nesse período a modalidade, além dos que já a haviam realizado anteriormente. Duas professoras estão com o pós-doutorado em curso. O Mestrado acolheu três bolsistas PNPD, dois concluídos e outro em andamento, supervisionados pelo coordenador do Mestrado.

Em relação ao apoio ao discente, o Mestrado conta com duas (2) bolsas de mestrado da FAPEMIG, já utilizada por sete (7) alunos, um número ainda insuficiente para atender o conjunto da demanda. Conta-se com seis bolsas na modalidade Bolsa Tutor da Univás Virtual e ainda com uma política de financiamento do CRED IES. Conta, também, mais recentemente, com uma bolsa do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). Para a qualidade pretendida, o Mestrado cria condições de aprendizagem, ensino e de pesquisa que beneficiam alunos de diferentes áreas, oferecendo oportunidades como o Estágio docente e participação em projetos de extensão.

Os primeiros concluintes do Mestrado em Educação defenderam suas dissertações ao término do segundo semestre letivo de 2014 e alguns já se encontram em Doutorado na Univás ou em outras IES. Para acompanhamento dos egressos há um projeto institucional de pesquisa, sob a coordenação de docentes do Mestrado, que tem como objetivo incentivá-los em relação à participação em grupos de pesquisa e eventos científicos do Mestrado. Os resultados apontam para transformações em suas práticas docentes, a partir do aprendizado no Mestrado.

No que tange à visibilidade, o Mestrado em Educação conta com um site oficial no endereço http://www.univas.edu.br/me/index_ppme_1.asp, com a Rádio Univás FM e com o Programa Educação em Pesquisa, na TV local e regional, que apresenta as pesquisas realizadas para a comunidade. Desde 2016, a Revista Argumentos Pró-Educação, do Mestrado em Educação, veicula trabalhos relacionados à área com periodicidade quadrimestral e obteve conceito QualisCAPES em 2017, B2 em Ensino e B3 em Educação.

O Mestrado em Educação tem investido na vinda de professores visitantes nacionais e internacionais, de forma a contribuir na formação Stricto Sensu e trabalha em outras frentes como: organização e participação do corpo docente e discente em eventos nacionais e internacionais de relevância para a área; apresentação em palestras e oficinas em universidades e escolas da região; participação em bancas como membro externo em outras IES; aprovação e desenvolvimento de projetos financiados por agências de fomento CAPES e FAPEMIG.

Em relação à inserção social e acadêmica, o Mestrado em Educação mantém parceria com o Mestrado e Doutorado em Ciências da Linguagem, Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde e o Mestrado em Bioética da Univás. Participa de pesquisas desenvolvidas nas redes de ensino, universidades e institutos federais. Tem integração e cooperação com outros programas de Pós-Graduação, com participação de seus professores em grupos e projetos de pesquisa em outras universidades como: Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia (UNICAMP); Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (UNIFESP); Núcleo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação (UFU); Grupo de Pedagogia para a Autonomia (UNIFEI); Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (UNICAMP); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (UNICAMP); Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagem, Experiência e Formação (UNESP), História, Sociedade e Educação - HISTEDBR (UNICAMP); Grupo Internacional de Pesquisa Iberoamérica-20 da Universidad Complutense de Madrid e a PUCRS e o Grupo de Estudos em Educação Matemática (UESB).

A interface do Mestrado em Educação com a Educação Básica se dá com as ações efetuadas pelos grupos de estudos e pesquisa; investigações nas escolas; presença dos professores da educação básica cursando o Mestrado em Educação Univás, bem como ações de discentes do Mestrado que são formadores de professores em outras Instituições de ensino. O Mestrado participa de programas com a educação básica como o PIBID, que propicia um contato direto com os estudantes de graduação e com professores e alunos das escolas da rede pública de ensino. Há, ainda, a participação de professores em orientação de pesquisas realizadas pelos alunos dos cursos de graduação, com bolsas FAPEMIG (PIBIC) e de iniciação científica Fapemig BIC-JUNIOR para alunos da escola básica que pesquisam na Universidade. Tem parceria com a Secretaria Regional de Ensino de Pouso Alegre/MG e com a Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre/MG com participação em pesquisas realizadas nas escolas, cursos para os professores e em eventos da área.







 
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